O novo presidente do Badesul Desenvolvimento S/A - Agência de Fomento/RS, Claudio Leite Gastal, tomou posse, nesta segunda-feira (12.06), em uma solenidade que ocorreu Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS). O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, outras autoridades, entre elas o presidente da RS Garanti, Angelo Mestriner.
Durante discurso, o governador relembrou a contribuição de Gastal, como secretário, no processo de reestruturação do governo e na construção de vários projetos que fomentaram o empreendedorismo no Estado. "Cumprido esse primeiro ciclo, de reestruturação fiscal, agora é hora de focar, especialmente, em acelerar o desenvolvimento do Estado, e o Badesul é um instrumento fantástico para isso. E que pode ser cada vez mais decisivo, na parceria com os municípios, no apoio à inovação e na promoção comercial do Estado", destacou Leite.
Em sua fala inicial, o novo presidente, Sérgio Gastal, relembrou o Programa Juro Zero, lançado em 2022, que prevê subsídio bancado pelo governo, em juros de ações financeiras, e garantia da RS Garanti Associação Garantidora de Crédito, que permite às empresas que não atendem aos critérios dos bancos acessem os recursos, oferecendo carta-garantia.
Gastal afirmou que o Badesul buscará ter um protagonismo maior na política de desenvolvimento do Estado, enfocando temas como inovação, sustentabilidade e atração de investimentos. "Para isso, precisamos de um plano de longo prazo que privilegie a inovação e a sustentabilidade. A instituição quer ser protagonista, fomentar a economia gaúcha, atrair investimentos, promover o Estado e incentivar a inovação", enfatizou.
O presidente da RS Garanti, Angelo Mestriner, parabenizou o novo presidente e reafirmou a parceria da Associação com o Badesul. "Somos parceiros do Badesul, antes mesmo, do lançamento do Programa Juro Zero. Atualmente, operamos em três linhas de crédito que integram o Programa Badesul Desenvolvimento e RS Garanti, onde a garantidora emite as cartas-fianças de 80% das operações de crédito, tanto de capital de giro, quanto de investimentos", destaca.
Conheça as linhas de crédito do Programa Badesul Desenvolvimento e RS Garanti
- Mais Mulheres Empreendedoras: objetivo é concessão de empréstimos financeiros para projetos de apoio às empreendedoras gaúchas. Para essa linha há uma redução no spread (define o lucro bruto em uma transação financeira) do Badesul em relação às linhas semelhantes. O limite desse financiamento é de até R$ 200 mil, com prazo de carência de até 60 meses.
- Empresarial: destinado a qualquer empresa do RS.
- Startups: para empresas que participam do Ecossistema do RS, com tecnologia validada, receita recorrente e MRR> 30 mil/mês (03 últimos meses).
Contato para mais informações
Fone: (54) 3012-0400
Atendimento.mpe@badesul.com.br