A finalidade do encontro foi conhecer, de perto, a metodologia da primeira garantidora de crédito do país

   Com o principal objetivo de conhecer a metodologia de trabalho desenvolvida pela Associação Garantidora de Crédito - RS Garanti - uma instituição pioneira no Brasil, em garantia de crédito, representantes de oito estados estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (15.06), na sede da Associação.

O evento contou com a presença dos representantes do Sebrae de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraíba, Brasília e Rondônia. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de puderam conhecer de perto as práticas e métodos utilizados pela RS Garanti, na avaliação de riscos e na emissão de cartas de fiança.

A RS Garanti se destaca por oferecer um suporte fundamental às empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, que muitas vezes, enfrentam dificuldades para obter crédito junto às instituições financeiras tradicionais. A principal missão é contribui para o fortalecimento do setor empresarial, promovendo o desenvolvimento econômico, sustentável, e social dos Municípios que representa.



   Adalberto Luiz, Coordenador de Fundos Garantidores do SEBRAE Nacional, destaca o pioneirismo da RS Garanti como um modelo a ser seguido por outras garantidoras, em todo o país. Ele ressalta a estratégia comercial e as parcerias construídas não apenas com o SEBRAE, mas também com as prefeituras e instituições financeiras.

"O Sebrae é apoiadora da RS Garanti desde 2013, passado quase 20 anos, hoje a gente constata que é um modelo a ser seguido pelas demais garantidoras, tanto do ponto de vista da estratégia comercial nas parceria que são construídas não somente com Sebrae, mas com a Prefeitura. Hoje, estamos aqui , com representantes dos estados que tem outras sociedades garantidoras, para que eles possam levar para suas localidades e, quem sabe, levar esse padrão que tem a RS Garanti para as demais garantidoras", salienta .

Durante o encontro, o presidente da RS Garanti, Ângelo Mestriner, enfatizou que a garantidora desempenha um papel importante ao servir como uma solução para os problemas, em vez de agravá-los ainda mais. Isso ressalta a abordagem positiva e proativa da garantidora em lidar com as demandas e necessidades dos empreendedores e empresas que buscam seu apoio.


    RS Garanti é a primeira garantidora de crédito do país

Associação Garantidora de Crédito – RS Garanti - foi fundada em 1º de dezembro de 2003 com o apoio do Sebrae, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Governo do Estado RS, da Prefeitura de Caxias do Sul e CIC de Caxias do Sul. A associação é classificada como uma OSCIP, organização da sociedade civil de interesse público sem fins lucrativos com interesse social. As Oscip são entidades típicas do terceiro setor.

O papel é ser um facilitador para acesso ao crédito, por meio da concessão de garantias, aos empreendedores que buscam financiamentos nas instituições financeiras. Sua principal função é mitigar o risco de inadimplência e fornecer segurança tanto para os credores quanto para os tomadores de empréstimos.

A presença da RS Garanti reduz o risco de perdas financeiras e permite a concessão de empréstimos com taxas de juros mais baixas. Isso ocorre porque a garantidora assume parte do risco envolvido na transação.

Atualmente, a RS Garanti conta com mais de 4500 mil associados, atua em 182 municípios do estado do RS e já viabilizou mais de R$ 338 milhões em créditos liberados, gerando renda e desenvolvimento à economia dos gaúchos.



TOP