A festa de comemoração ocorreu na sexta-feira (24.11), na Casa de Eventos Altos do Vale, e reuniu representantes de diversas entidades, fundadores, parceiros, ex-presidentes

   A RS Garanti, Associação Garantidora de Crédito, completa 20 anos de uma trajetória dedicada ao empreendedorismo e inovação financeira. Fundada em 1º de dezembro de 2003, com o apoio do Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Governo do Estado RS, Prefeitura de Caxias do Sul e CIC de Caxias do Sul, a RS Garanti tornou-se pioneira no Brasil como sociedade garantidora de crédito (SGC).

Inspirados por um propósito visionário, um grupo de empresários de Caxias do Sul (RS) fez uma jornada à Itália, trazendo o modelo de Sociedade de Garantia de Crédito (SGCs). Em 2003, a então chamada “Garantiserra” foi estabelecida, sendo a primeira associação do gênero no país, com sede em Caxias do Sul. Essa iniciativa foi um marco no acesso facilitado ao crédito para pequenos empreendedores.



   Ao longo dos anos, a garantidora evoluiu significativamente, tornando-se, em 2015, a garantidora de crédito do estado do Rio Grande do Sul. Em 2019, assumiu o nome RS Garanti, onde amplia o atendimento a todos os Municípios do Estado. Ao atingir a marca de 20 anos, a RS Garanti orgulha-se de em ter mais de 5.100 empresas associadas, atendendo a 193 municípios, com mais de R$377 milhões financiados e R$262 milhões garantidos.



   “Nossa jornada de 20 anos tem sido marcada por desafios e sucessos, mas, acima de tudo, por uma dedicação incansável ao pequeno empreendedor do Rio Grande do Sul. Começamos com a Serra e ampliamos para 193 Municípios. O desafio agora é ampliar para outros Estados”, diz Angelo Artur Mestriner, presidente da RS Garanti.

Fotos: Antônio Chimia Lorenzett



TOP