Na ocasião, foi entregue a proposta para viabilizar a criação de um fundo garantidor de crédito a micro e pequenas empresas.

   No último dia 10 de abril, uma comitiva representando o Rio Grande do Sul foi recebida pelo Secretário Nacional de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Renato Soares Peres Ferreira. O grupo composto pelo Coordenador do Fórum Fortalece RS, Mário Bruck, juntamente com o diretor executivo da RS Garanti, Marcelo de Lima, o vice-presidente da RS Garanti, Jorge Lopes, e a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, apresentou o projeto de um programa de fomento a pequenos negócios que prevê quatro pilares: ações de gestão, crédito, mercado e formação para empreendedores. A proposta foi construída pelo Fórum Gaúcho das Micro e Pequenas Empresas (Fortalece RS).



   Segundo Mário Bruck, coordenador do Fortalece RS, o encontro foi fundamental para estabelecer uma ação de política pública de Estado, ressaltando a importância do apoio federal na criação desse projeto . "Estamos muito satisfeitos com o resultado da reunião. O secretário nacional da microempresa avaliou como um dos projetos mais completos na abordagem, importante para resolver obstáculos que acabam condenando a sobrevivência das micro e pequenas empresas, que precisam de crédito, gestão e educação empreendedora. A ideia é que o RS seja piloto no país ", salienta.



   Marcelo de Lima, diretor executivo da RS Garanti, reconhece o potencial de colaboração entre as entidades envolvidas no Fortalece RS e destaca a expertise e colaboração da entidade na elaboração da proposta. Ele enfatiza que "a garantidora trabalha com o conceito de crédito assistido e atendimento individualizado, acreditamos que cada empreendedor tem suas demandas, mas todos necessitam de capacitação." Para Marcelo, não basta apenas conceder crédito; é essencial educar para empreender. Ele destaca o case de sucesso do CredCaxias, onde "além do aporte financeiro, as capacitações fornecidas permitem que o pequeno empresário adquira mais conhecimento, capacitando-o para gerir seu negócio de forma mais eficaz", completa.

Na próxima quarta-feira (17.04) ocorrerá uma reunião geral (virtual) do GT do Fortalece RS.


TOP