Em 5 de outubro celebra-se o Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE). E há motivos para comemorar, pois parece não haver freio para os pequenos negócios no Brasil. No acumulado do primeiro semestre de 2024, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis pela geração de seis em cada 10 novos empregos. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e junho, o setor gerou mais de 777,2 mil novos postos de trabalho. No geral, o Brasil soma 1,3 milhão de profissionais contratados neste ano.
A maioria desse contingente expressivo de negócios é formada por Microempreendedores Individuais (MEIs), profissionais que decidiram apostar no empreendedorismo faturando até R$ 81 mil por ano. De acordo com o levantamento do Sebrae, os setores que lideraram a geração de empregos, entre as MPE, foram de Serviços (49.018 vagas), Comércio (27.443 empregos) e Construção (com 18.753).
Os pequenos negócios fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. A padaria da esquina, o mercadinho, a borracharia, a lanchonete, a loja de calçados, a oficina mecânica, a farmácia e uma infinidade de outros produtos e serviços estão ao alcance da população e compõem a história do dia a dia de cada cidadão.